12 março 2010

TRADIÇÃO E VISTA PASCAL NA ALDEIA

Copyright ® » Foto publicada por Paroco de Monteiras em 12/04/2009.
Na aldeia de Colo de Pito celebra-se a quaresma e a Páscoa de um modo característico. Durante o período da quaresma existe a novena, tradição que o povo ainda mantém.

No dia de Páscoa celebra-se a visita Pascal (foto acima) que tem como objectivo anunciar em todas as casas, que estiverem abertas, que Jesus ressuscitou e que está vivo no meio de nós. Existe respeito por todas as pessoas, independentemente do estatuto social de cada uma. É formada por uma equipa constituida por 4 mensageiros com mais de 16 anos de idade: um é o Chefe da Equipa, normalmente o Pároco, outro leva a Cruz, outro a campainha e o outro recebe as ofertas. O Pároco (mensageiro) manifesta a alegria pascal enquanto contacta com as pessoas e se desloca nas ruas e faz, em cada casa que estiver aberta, o anúncio pascal ou chamada saudação pascal que consiste em dizer «Cristo ressuscitou», tendo como resposta «Em verdade ressuscitou».

Depois da Missa, começa a visita pascal, com o percurso habitual: Colo de Pito, Carvalhas, Relva, Eido e Monteiras.

Enquanto decorre a visita Pascal a cada uma das casas da aldeia são lançados foguetes.

A aldeia encontra-se em festa e nesse dia de Páscoa as famílias confraternizam.

É costume e tradicional, ainda, os padrinhos oferecerem aos seus afilhados um pão de trigo e uma fogaça.

O actual Pároco da Freguesia das Monteiras é o Padre Dr José Alfredo que edita com regularidade várias notícias da paróquia no seu blog - Serviço Paroquial e que pode acompanhar neste endereço aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário