04 junho 2011

HOMENAGEM " IN MEMORIAM " AAACL COLÉGIO DE LAMEGO: 28/05/2011

Hoje, 28 de Maio de 2011, prestamos homenagem nesta sessão solene à memória da Drª Maria de Lourdes Laranjo e Drª Maria Lourdes Cavaco.

Tive o privilégio de ser aluno da Dra Maria de Lourdes Laranjo, na década de setenta, nas disciplinas de Inglês e de Alemão.

Ao longo dos anos demonstrou elevada competência.

Era exigente e rigorosa com os seus alunos mas também sabia ser elegante e serena.

Faleceu, em 14/11/2010, com 85 anos de idade, na cidade do Porto.

Merece esta homenagem e todo o carinho por nós demonstrado e vivenciado ao longo de vários anos e hoje aqui reafirmado entre os antigos alunos através da nossa
Associação e Direcção do Colégio de Lamego.

"A recordação é o perfume da alma. É a parte mais delicada e mais suave do coração, que se desprende para abraçar outro coração e segui-lo por toda a parte." Cfr. Sand, George.
Aqui lhe deixo expresso o nosso muito apreço e estima por quem eternamente continuará na nossa memória e uma palavra de conforto, em particular aos seus filhos e a toda a sua família.

Do mesmo modo, acompanho a evocação e as palavras ditas à memória da Dra Maria de Lourdes Cavaco, professora de matemática, falecida em Janeiro de 2011, que não tive o privilégio de conhecer.

Quanto à sua competência numa disciplina tida por todos nós como difícil e atento o seu perfil e carácter, passo a citar:

“ Era com visível prazer que ensinava bons, maus ou médios, não deixando ninguém arredado do mundo da Matemática. Com um saber muito particular e uma paciência inesgotável, à mistura com uma pitada de carinho, pegava-nos pela mão e conduzia-nos a jardins onde as pétalas eram algarismos, funções, derivadas, equações, fazendo-nos acreditar que aquela disciplina, embora servida com tamanha nobreza, era simples e acessível a todos nós. “ Cfr. De flor a estrela: trajecto de uma professora de Matemática. Dr José Alberto Soares Marques.

Por último, quero, expressamente, agradecer ao Senhor Padre Prior e Director do Colégio de Lamego – D. Avelino Martins da Silva, o.s.b, e a toda a Direcção do Colégio de Lamego, em particular ao Senhor Padre Policarpo, o.s.b. e ao Senhor Padre Paulino, o.s.b., pela enorme disponibilidade, contributo e solidariedade demonstradas, por todo o apoio e carinho que me deram na celebração da Missa de corpo presente, da minha mãe - Maria Augusta Silva Dória ( falecida em 14/05/2011, com 77 anos de idade), realizada no dia 15 de Maio de 2011, pelas 09:30 Horas, na Igreja Matriz da Freguesia das Monteiras, ao coadjuvarem esta cerimónia de excelência, presidida pelo Pe. Dr. José Alfredo Gonçalves Patrício - Pároco das Monteiras.

A minha mãe foi funcionária do Colégio de Lamego durante vários anos. Pessoa humilde e profundamente católica.

Deixo, ainda, expresso um profundo sentimento de agradecimento ao Senhor Presidente da AAACL do Colégio de Lamego - José Alberto Soares Marques e ao Pedro Marta, por todo o apoio que me deram, destacando a sua inestimável presença no funeral da minha saudosa mãe e a entrega de uma coroa de flores com o nome desta Associação.

"A gratidão é um fruto de grande cultura; não se encontra entre gente vulgar."
"Feliz de quem recebeu do céu um pedaço de pão e não precisa de agradecer a ninguém além do próprio céu.

* Manuel Dória Vilar ( ex-aluno)
28 de Maio de 2001

Sem comentários:

Enviar um comentário