26 dezembro 2009

16 dezembro 2009

POSTAL DE NATAL (CLICK AQUI)

Desejo a todas as famílias um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo. O Dia de Natal é um feriado comemorado anualmente em 25 de Dezembro, que comemora o nascimento de Jesus de Nazaré. Embora tradicionalmente seja um feriado cristão, o Natal é amplamente comemorado por muitos não-cristãos. O convívio familiar é a parte mais importante desta data e sobretudo o dia da consoada (24 de Dezembro). É na noite de consoada que se trocam os presentes de Natal. Nas Vilas e grandes cidades portuguesas assiste-se cada vez mais a um gigantesco negócio económico que entusiasma o comércio local com decorações fantásticas desde as ruas iluminadas às montras comerciais e até iniciativas de grandes empresas associadas às autarquias - por exemplo: A árvore de Natal de Lisboa (2009) - Parque Eduardo VII.
Copyright ® Manuel Dória Vilar

****************
Click no link:
Postal de Natal
****************

09 dezembro 2009

O MEU PRESÉPIO NA ALDEIA

O Presépio da minha aldeia nada tem a ver com o presépio da cidade. O meu Presépio era muito bonito e original.
Era feito de musgo natural e de farinha. Vejamos.
Em barro colorido tinha o menino Jesus, a Virgem Maria, S. José, os Reis Magos e as ovelhinhas. A casinha era eu que construía. Disponha os bonecos de barro conforme manda a tradição e depois era cobrir todo o espaço com musgo natural. As estradas eram feitas de farinha. Fazia as estrelas em papel (amarelo). O musgo era colhido no campo, muito verde. A cama do menino Jesus era feita de palhinhas naturais (palha de centeio). Tudo durava mais de um mês e eu todos os anos fazia o meu próprio presépio. Os bonecos ficavam de um ano para o outro. Na Capela de N. Sra da Saúde também o Presépio era feito de materiais naturais (musgo, farinha, palhinhas). Hoje, ainda, se mantém esta tradição.
BOM NATAL

03 dezembro 2009

A CONSOADA E O NATAL NA ALDEIA

O Natal é para mim, sem qualquer margem de dúvida, a minha quadra festiva favorita.
O Natal na aldeia de Colo de Pito é o meu preferido desde criança - para mim - o verdadeiro Natal. E porquê ? A aldeia em si cativa. As casas de granito simples e humildes convidam. A lareira acesa, sentimos o seu crepitar - é adorável. O ambiente familiar é fabuloso. Há frio e neve. Não há grande luxo. Tudo é simples e perfeito. Não se pensa em prendas (daquelas caras), não, coisas simples. Ninguém anda na rua às compras ( não há nada para comprar )- não temos o El Corte Inglês, não há perfumarias, não há lojas de moda, nem caras nem baratas, não há supermercados, simplesmente não há nada. E aqui começa a grande diferença para a cidade.
Mesmo assim continuo a preferir a aldeia. Tenho a sensação da não existência de hipocrisia - " A vida é demasiado curta para que desperdicemos uma parte preciosa a fingirmos " - Alfred de Vigny. Concordam ? Pouco me importa.
Tudo é calmo. O tempo pára. O dia anda devagar. A tarde não chega. A noite é longa.
Ao longo da tarde prepara-se o jantar. Fazem-se as filhozes e a aletria. O bacalhau já está de môlho. As couves tronchas prontas. A couve galega para fazer a açorda também já está de parte. As rabanadas de trigo quase prontas.
As chaminés das casas fumegam. Sai um fumo negro espesso.
É NATAL.~
Então qual é a ementa da noite de consoada (dia 24 de Dezembro) ?
Muito simples:
1- Bacalhau cozido com batatas e couves;
2- Açorda (bacalhau, couves, pão)
Sobremessa:
3- Aletria;
4- Rabanadas e filhozes
5- Bolo Rei
------------------------
Ementa do dia de Natal (25 de Dezembro)
1- Cabrito e batata assada no forno;
2- Frango assado ou perú;
Sobremessa:
3- Aletria;
4- Rabanadas e filhozes
5- Bolo Rei
--------------------------
Joga-se ao rapa (jogar pinhões e confeitos).
Distribuem-se confeitos, figos e pinhões pelos mais novos.
--------------------------
No sapatinho de Natal posto na chaminé pelos mais pequenos, é obrigatório - confeitos, figos e pinhões.
----------------------
Esta é nossa tradição.
---------------------
Como se nota a ementa da consoada e de Natal na aldeia de Colo de Pito é muito simples, mas não deixa de ser soberba.
Eu, simplesmente, adoro.
BOM NATAL